quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Museu Municipal de Estremoz lançou um WIKI

Exemplo paradigmático de algo que não funciona na teoria mas que funciona na prática, um wiki é uma plataforma tecnológica "aberta" que permite a fácil e rápida edição de conteúdos por qualquer um de nós, e cujo exemplo recorrente é a wikipedia.

Para além do Wiki Camilo 2.0, aqui apresentado pela Luísa Alvim e de que já falei anteriormente, descobri recentemente o Wiki do Museu Municipal de Estremoz , lançado em Dezembro de 2008, para dar a conhecer o seu acervo, o património cultural estremocense e alentejano, bem como instituições, personalidades locais, artesãos e artistas plásticos que connosco colaboram ou expõem nos espaços de exposição temporária que temos ao seu dispor. Da comunidade ainda só fazem parte 2 utilizadores, mas que já produziram 59 artigos.

Na área dos museus lembro-me ainda do Museums Wiki, lançado em 2006 por Jonathan Bowen, com 159 artigos publicados e uma comunidade de 22 utilizadores.

O suporte tecnológico utilizado pelo Wiki Camilo é o MediaWiki e os outros dois o Wikia.
------------------------------------------------------
PS: Horas depois de ter escrito este post vejo que uma das sessões do Museums and the Web 2009 [15-18 Abril, Indiana, EUA] vai ser precisamente sobre Museums & wikis: two case studies [ refere-se aos The Science Museum Object Wiki e ao The British Postal Museum & Archive (BPMA) Wiki].

1 comentário:

Museu Municipal Prof Joaquim Vermelho disse...

Obrigado pela referência e por ser "Seguidora". Parabens pelo espaço que criou na blogosfera.