sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

MUXICALL: improvisação musical colectiva

A Diana Antunes apresenta-nos o seu projecto de final de curso:

~... consistiu na produção de um site de composição/improvisação musical colectiva, com uma vertente visual. O site consiste numa grelha de notas dispostas de forma a que qualquer movimento de rato aleatório soe mais ou menos bem (utilizando intervalos que soam "bem" ao ouvido entre linhas verticais, diagonais, etc). Sempre que cada utilizador "toque" numa nota, esta é ouvida por todos os que se encontrem com o site aberto, ou seja, a grelha é partilhada entre todos os utilizadores que entrem no site. A vertente visual do site consistiu na atribuição de uma cor a cada nota, segundo uma teoria de Newton que relaciona exactamente cada frequência visual com uma frequência sonora (ou vice versa), ou seja, cada cor com cada nota.

O site possui ainda um chat (para permitir a pessoas com experiência musical poderem utilizar o projecto para criar obras verdadeiramente musicais, discutindo entre si a tonalidade a utilizar e outros pormenores), uma breve explicação dos pontos fundamentais do projecto, e um formulário de contacto.

Encontra-se online em: http://www.muxicall.com. ~

PS : GRANDE ideia e BELÍSSIMA concretização. Deixo 2 sugestões de desenvolvimento que me parecem de grande utilidade e nas quais certamente a Diana já pensou [mas tudo a seu tempo, não é ?]: possibilidade de gravação e publicação noutros locais -blogs, youtube..- das improvisações que são feitas pelos utilizadores.

Sem comentários: