terça-feira, 14 de setembro de 2004

IPM integra Grupo de Referência do Projecto Calimera


http://www.calimera.org/-
O projecto Calimera -acção de Coordenação do Programa de Investigação para a área das Tecnologias para a Sociedade da Informação da União Europeia, promovido pelo Sexto Programa Quadro de Apoio- surge na sequência dos resultados alcançados pela Rede de Excelência Pulman e funcionará em estreita colaboração com o projecto Minerva, visando apoiar instituições culturais locais, designadamente os Arquivos, as Bibliotecas e os Museus de toda a Europa, assim como os seus utilizadores e/ou público visitante.

Objectivos gerais do projecto :
-Identificar tecnologias e resultados de projectos de investigação que sejam relevantes para as áreas dos museus, arquivos e bibliotecas .
-Proporcionar fóruns de discussão com a participação de autoridades nacionais europeias no sentido de desenvolver instrumentos de sensibilização dos responsáveis políticos, dos líderes de opinião e dos profissionais destas áreas a nível local e nacional.
-Promover a troca de boas práticas e disponibilização de conteúdos digitais ao utilizador final.
-Desenvolver e divulgar um quadro teórico de investigação relacionado com a usabilidade das tecnologias.
-Identificar e divulgar modelos de formação no local de trabalho. Promover o trabalho em rede entre os profissionais de Arquivos Bibliotecas e Museus.


A coordenação deste projecto, que terá uma duração de 18 meses, está a cargo do Departamento de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa e da MDR (Management Development and Research) Partners.

Para além das instituições que integram o Grupo de Referência e que são constituídas pelas Autoridades Nacionais nas áreas dos Arquivos, Bibliotecas e Museus, o Calimera conta ainda com a participação de 49 instituições de diferentes países europeus comunitários e não comunitários.

Fonte: IPM

Sem comentários: